CURSO: Documentos Institucionais: mentoria para elaboração de evidências das práticas educativas do período da pandemia – 2ª Edição

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Resumo do curso:

Em decorrência da crise sanitária vivenciada mediante a pandemia da COVID-19, as Instituições de Ensino Superior (IES) adotaram estratégias educativas para assegurar a continuidade das atividades acadêmicas de milhares de estudantes do ensino superior no Brasil, observando as normas emanadas dos órgãos governamentais da saúde e da vigilância sanitária.

Diante desse cenário, a ANPI-IES elaborou o presente curso 100% online em Ambiente Virtual de Aprendizagemcom o intuito de discutir diretrizes para orientar as instituições quanto à reorganização necessária dos documentos institucionais de modo a contemplar as alterações realizadas durante o período definido para o distanciamento físico.

Nesse sentido, a dinâmica pretendida para tal curso – que considera a prerrogativa da autonomia das instituições de ensino, bem como as suas condições objetivas de trabalho – será fundamental que cada cursista produza os adendos dos documentos de sua IES, em conformidade com a legislação educacional vigente.

Vale ressaltar que as diretrizes constante em documentos legais, principalmente no Parecer CNE/CP 05/2020 e na Portaria MEC Nº 544, publicada em 16 de junho de 2020, no Diário Oficial da União que dispõem sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo Coronavírus – Covid-19, bem como a Medida Provisória Nº 934, de 1º de abril de 2020 que estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior, decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, recomenda que uma reorganização dos processos de ensino e de aprendizagem que contemplem a educação na perspectiva inclusiva.

Objetivo Geral:

Contribuir com diretrizes que irão orientar a produção de adendos aos documentos institucionais, que contemplará as evidencias da adoção de atividades educativas não presenciais, mediadas por recursos tecnológicos da informação e comunicação durante o período da pandemia.

Objetivos Específicos:

– Orientar sobre os registros frente à extrema necessidade da adoção de medidas excepcionais, emergenciais ao momento presente com a finalidade de garantir aos estudantes as aprendizagens, essencialmente importantes à formação profissional  a que têm direito, com a qualidade que a Lei Nº 9394/1996  e a sociedade exigem;

– Compreender, a partir da prerrogativa da autonomia institucional e a responsabilidade social das IES, a flexibilidade necessária na aplicação de normas frente às possibilidades de criação e de condução de processos inovadores e disruptivos que serão adendados em seus Planos de Desenvolvimento Institucional e dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação, de forma a adequá-los às necessidades dos estudantes que tiveram seu processo de aprendizagem realizado no formato de aulas remotas.

– Reorganizar os documentos, considerando objetivos de aprendizagens que foram definidos como essenciais, contemplando, no planejamento, diversas estratégias didáticas remotas e presenciais combinadas para assegurar o sucesso do trabalho formativo realizado;

Carga Horária Total40h (10h síncronas, 15h práticas laboratoriais assíncronas, 15h de atividades assíncronas dirigidas)

Vagas: 40 vagas

Período de Inscrições: 15 a 28/08/2020

Período de realização do Curso: 29/08 a 10/09/2020

Público-alvo: Procuradores e Pesquisadores institucionais, Integrantes de CPA, Reitores, Pró-reitores, Diretores, Coordenadores de curso, Coordenadores de Estágio, Integrantes de NDE, Docentes do ensino superior etc.

Investimento: R$ 450,00

Preços especiais:

a) 292,00 – 35% de desconto para pagamento até 28/08/2020.

Certificado: Os certificados serão emitidos pela ANPI-IES, mediante participação nas atividades online e avaliação final que será em formato de apresentação de cases.

Metodologia: O curso que terá 40h será executado em ambiente virtual por meio da plataforma Blackboard e dividido em:

  • 3 encontros síncronos totalizando 10h síncronas;
  • 15h de práticas laboratoriais assíncronas*;
  • 15h de atividades assíncronas dirigidas com material autoinstrucional*.

* Nos momentos assíncronos o cursista conta com a flexibilidade de tempo e espaço, podendo desenvolver seus estudos em qualquer lugar, de acordo com sua disponibilidade..

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